sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Linguagem Verbal e Não-Verbal
Existem várias formas de comunicação. Quando o homem se utiliza da palavra, ou seja, da linguagem oral ou escrita,dizemos que ele está utilizando uma linguagem verbal, pois o código usado é a palavra. Tal código está presente, quando falamos com alguém, quando lemos, quando escrevemos. A linguagem verbal é a forma de comunicação mais presente em nosso cotidiano. Mediante a palavra falada ou escrita, expomos aos outros as nossas idéias e pensamentos, comunicando-nos por meio desse código verbal imprescindível em nossas vidas.


- ela está presente em textos em propagandas;


- em reportagens (jornais, revistas, etc.);


- em obras literárias e científicas;


- na comunicação entre as pessoas;


- em discursos (Presidente da República, representantes de classe, candidatos a cargos públicos, etc.);


- e em várias outras situações.

Linguagem Não-Verbal

        Uma placa que há um desenho de um cigarro dentro de um círculo vermelho com um traço na diagonal, este sinal demonstra que é proibido fumar em um determinado local. A linguagem utilizada é a não-verbal pois não utiliza do código “língua portuguesa” para transmitir que é proibido fumar.

        Um semáforo que dá enfase na cor amarela, percebemos que nos transmite a idéia de atenção, de acordo com a cor apresentada no semáforo, podemos saber se é permitido seguir em frente (verde), se é para ter atenção (amarelo) ou se é proibido seguir em frente (vermelho) naquele instante.


        Com as imagem descrita acima percebemos que não há nenhuma palavra escrita, mas as imagens por si só já dizem muito. O tipo de linguagem, cujo código não é a palavra, denomina-se linguagem não-verbal, isto é, usam-se outros códigos (o desenho, a dança, os sons, os gestos, a expressão fisionômica, as cores).




Nenhum comentário:

Postar um comentário